30.8.15

Ceci n'est pas un crowdfunding

isto é um peditório.

como tantas outras pessoas, este pequeno mamífero planeia viajar para a Europa à-procura-de-uma-vida-melhor. apesar de na incógnita, tenho uma boleia de duas pessoas que vão trabalhar para a vindima e tomei conhecimento de que um amigo do coração está em França a trabalhar em agricultura e que se prepara para começar um projecto de permacultura, que é precisamente aquilo em que quero desenvolver o máximo possível as minhas competências para poder contribuir com as minhas mãos aquilo que devo ao mundo. 

o problema é o mesmo de sempre: dinheiro. o dinheiro é o problema. isto porque vivemos num sistema que se sustém à pala de desequilíbrios e que veda a uma parte aquilo que é de todos: os recursos.
o dinheiro é necessário nesta contingência de se ter de comprar combustível para o carro, de se ter de comprar comida, de se ter de comprar em geral. apesar de sonhar com o dia em que todos poderemos ser autónomos do sistema, vivendo em interdependência e liberdade, por ora preciso de encontrar uma fonte de subsistência. depois de alguns meses a contar trocos e a fazer contas com o telemóvel no supermercado para uma eficiente gestão de víveres, i.e., ter o que comer, resolvi tentar outra forma de trabalhar-para-viver e tentar fugir ao viver-para-trabalhar, para o qual não tenho qualquer dom e no qual não singrei, até à data.

então:
no primeiro fim-de-semana de setembro irei pegar carona para a France e irei procurar trabalho em apanhas, vindimas, o que surja. uma santa alminha desenrascou-me uma tenda, da qual cuidarei como se de um filho de alguém. vou precisar de partilhar despesas e ter o que comer e como me deslocar. tive esta ideia e estou a pedir a quem queira ajudar 1 - um - oiro, ero ou aéreo, conforme a tendência de cada um. para além dessa contribuição, peço um pequeno papel com o nome da pessoa que quiser colaborar. 

e é isto. quem quiser ajudar esta humilde serva do senhor Sistema numa tentativa de libertação receberá não só o meu respeito como a minha eterna gratidão. quem não quiser recebe só o respeito.
também aceito propostas: esta menina cozinha, limpa e cose botões. e faz bolachas.

obrigada, pessoas*

[para quem queira participar, aqui vai o nibenz:
0010 0000 5752 7250 0010 9]


https://druidgarden.wordpress.com/2013/12/26/introduction-to-permaculture-terminology-and-the-ethical-triad/

8 comentários:

  1. As tuas palavras chegaram até mim pelos dedos de uma amiga... Farei chegar algum apoio, mas mais do que isso venho deixar-te uma palavra de incentivo, que possas seguir os teus sonhos, porque eles são possíveis... eu sei que são, porque como tu também os segui para longe. Um dia, poderás até voltar, mas ficará sempre a promessa de um novo recomeçar!

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Cátia!
    acredita que é bem mais importante saber que não estamos sós do que qualquer quantia do mundo! os meus sonhos englobam todos e espero poder ajudar alguém como tu me ajudas com este gesto.
    tudo de bom para ti. Saravá*

    ResponderExcluir
  3. Vou ajudar, claro e partilhar! Free Spirit!

    ResponderExcluir
  4. Olá Joana . Não nos conhecemos , mas a tua historia cativou-me ... Eu já fiz a minha parte . E desejo que tenhas sorte nessa tua nova aventura :) um beijinho Sónia Henriques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando iniciei este processo nunca esperei receber tanto carinho! obrigada, Sónia, e obrigada a tod@s por este apoio. o valor monetário não se compara ao calor que tenho recebido! nem tenho palavras <3

      Excluir
  5. Joanaaa vai uma ajudinha mesmo aqui da banda ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaahhh Jace! obrigada, pariga! ja ando pela france e ja conheci pessoas mesmo mega. abraço bem apertado nesses ossinhos! saudades <3

      Excluir